Como implementar as bases de uma boa estratégia de Ecomarketing?

Se tomou a decisão e quer comunicar para dentro e para fora da sua empresa que o ambiente é respeitado e cuidado, pode começar por tratar de algumas questões práticas que são estratégicas. Sem as resolver será dificil atingir os objectivos desejados.

  • Resolva passivos / “lixo” histórico acumulado (peças de viaturas, equipamentos obsoletos, etc) à espera de que um dia tenha utilidade (estas acumulações não permitem ter uma oficina limpa e arrumada). Se armazena peças, catalogue-as e arrume-as. Desfaça-se das que têm pouca probabilidade de virem a ser usadas.
  • Escolha um parceiro nesta área (operador de gestão de resíduos) que tenha esta preocupação e o ajude a implementar um sistema de gestão de resíduos funcional e com boa imagem (só recolhas atempadas e com a periodicidade adequada permitem manter a oficina limpa e os contentores com bom aspecto) – se o seu operador se atrasa constantemente e não tem capacidade de lhe prestar um bom serviço, pondere mudar.
  • Os contentores utilizados devem ter um aspecto aceitável e estar identificados de uma forma permanente, cumprindo os requisitos legais (Designação e Código do resíduo, informação de segurança). As instruções de segregação devem ser conhecidas dos utilizadores do sistema e podem estar também incluídas na identificação. A troca de contentores (cheio por vazio) aquando da recolha permite manter os contentores limpos e em estado aceitável. Se os contentores estiverem no exterior, devem estar numa área coberto para que não ocorra contaminação desnecessária de água que cai dentro do contentor. Esta água contaminada passa a ser um novo resíduo a tratar (encarece o custo de tratamento). Os contentores localizados à intempérie rapidamente ficam com mau aspecto e danificados(ferrugem)
Comece por aqui, para depois poder tirar partido de outras soluções com maior impacto no envolvimento dos seus colaboradores e na relação com os seus clientes.
Saiba mais na próxima dica.