Economia Circular e Reparação Automóvel. Como contribuir …

A Economia Circular está na ordem do dia, tanto em Portugal como nos países mais avançados do mundo em termos ambientais. Trata-se de um conceito estratégico que assenta na redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia.

A adesão à economia circular ajuda a promover a dissociação entre o crescimento económico que todos procuramos e o aumento no consumo de recursos. Só com estratégias deste tipo continuará a ser possível preservar a natureza, os ecossistemas e os recursos apesar da pressão que nós exercemos sobre o planeta para que as nossas condições de vida melhorem.

De que forma o sector da reparação automóvel pode contribuir? Se pensarmos em medidas concretas, e se escolhermos as que estão ao nosso alcance, podemos todos ter um papel ativo e determinante:

  • Reduza a utilização do papel (desmaterialização dos processos – tudo o que puder ser feito sem recurso a papel) – a APA já deu o passo criando as Guias Eletrónicas. E na sua empresa? que papel pode poupar se usar recursos eletrónicos?
  • Pondere / estude a utilização de peças reconstruídas / reutilizáveis
  • Poupe energia (desligar equipamentos e luzes sempre que não sejam necessários)
  • Promova a reciclagem de papel e cartão e de plástico limpo (não contamine desnecessariamente e entregue-o a operadores que garantam a reciclagem)
  • Separe alumínio, cabos e equipamentos elétricos e eletrónicos da sucata em geral pois desta forma o destino destes será mais nobre e o seu retorno económico será maior

Modernize-se e contribua para esta causa que é de todos e que nos beneficia a todos.

Prepare-se para o futuro.