HISTÓRIA

Parceria privilegiada em consultoria e projectos ambientais

A Eco-Partner – Consultoria e Projectos Ambientais, S.A. é uma empresa que se dedica ao desenvolvimento de projectos na área do ambiente e à prestação de serviços, nomeadamente de consultoria e gestão de resíduos.

A empresa foi criada em Maio de 2003 e presta serviços a mais de 500 clientes, nomeadamente a empresas de comércio e serviços, a empresas industriais e a entidades oficiais, entre outras.


Foi criada com 2 objectivos iniciais:
  • responder a necessidades concretas do mercado e servir um nicho de mercado bem conhecido pelos fundadores da empresa (serviços de gestão ambiental para o sector automóvel)

  • detectar, estudar e implementar novas oportunidades de negócio, aproveitando a rede de parceiros nacionais e internacionais existente e oportunidades do mercado português.

A sua estratégia de crescimento conduziu a um aumento de capital social e à transformação em sociedade anónima em Julho de 2004.

Durante o ano de 2005 e parte de 2006, a empresa investiu na concepção e implementação de um Sistema Integrado de Gestão Operacional, o que permitiu informatizar toda a actividade e criar novas ferramentas de interface com o cliente. Esta opção estratégica permite escalar este negócio sem custos acrescidos e diferenciar da concorrência.

Em Fevereiro de 2007 a empresa adquiriu instalações próprias na Venda do Pinheiro (a 20 Kms de Lisboa) e deu início à instrução do processo de licenciamento da unidade para a Gestão de Resíduos Banais e Perigosos.

Em Novembro de 2007 recebeu o Alvará para a Gestão de Resíduos, adquirindo um novo estatuto no Sector. A empresa torna-se autónoma e reduz a sua dependência dos parceiros de negócio nesta área.

Em 2008 decidiu lançar um novo serviço, o da disponibilização de equipamentos de limpeza de peças e pistolas de pintura, para poder prestar aos seus clientes a globalidade de serviços de que estes necessitam e assim oferecer ao mercado alternativas ao único prestador existente nesse momento. O serviço Ecowash nasceu e é hoje um serviço fiável, em franco crescimento, com uma qualidade do mesmo nível dos demais serviços da Eco-Partner.

Entre 2009 e início de 2011 a Eco-Partner apostou seriamente na implementação do Sistema de Gestão, o qual incide sobre as vertentes de Qualidade, Ambiente e Higiene e Segurança no Trabalho de todas as actividades desenvolvidas e serviços prestados. Em Maio de 2011 a APCER auditou a Eco-Partner e atribuiu à empresa o estatuto de empresa certificada segundo as normas ISO NP EN 9001 e 14001 para “Serviços de Gestão de Resíduos e Consultoria Ambiental, Venda de Equipamentos, Materiais e Tecnologias”.
Também no início de 2011 a Eco-Partner decidiu apostar na implementação de um ERP para optimização de processos e melhoria na forma de gerir e monitorizar a actividade. Em Julho de 2011 arrancou o novo sistema SAP B1.

A Eco-Partner renovou o seu Alvará de Gestão de Resíduos em 2012. Ainda em 2012 a empresa obteve o Alvará de Transporte de Mercadorias por contra de outrem, habilitando-a a recolher para além dos resíduos industriais também os resíduos hospitalares.

Em 2013 foi um ano de aposta na diversificação de serviços, para complementar e consolidar o leque de oferta na área ambiental. A certificação como entidade formadora por parte da DGERT alcançada em 2013 habilita a Eco-Partner a prestar serviços de formação certificada, o que representa uma mais-valia importante para os seus clientes.

Ainda em 2014 a empresa internalizou a totalidade da recolha de resíduos através da aquisição de 2 carros pesados para que a recolha em clientes pudesse ser integralmente feita com meios próprios. A mudança de instalações ocorrida em Junho de 2014 permitiu uma reorganização operacional, tendo obtido importantes ganhos de eficiência.