DICAS

Óleo Usado

A sua empresa armazena óleos usados? O depósito é aéreo ou está enterrado? Conhece o estado do depósito?

Armazenagem de Produtos Químicos (incluindo resíduos)

A sua empresa armazena produtos químicos líquidos? Existem bacias de retenção que evitem contaminação do pavimento ou do solo em caso de problemas no vasilhame?

Separador de Hidrocarbonetos

O separador de hidrocarbonetos está em bom estado de funcionamento? É estanque? A descarga está licenciada? Os parâmetros de descarga estão a ser cumpridos?

Gases Fluorados

A sua empresa efetua instalação ou reparação de aparelhos de ar condicionado? Procedeu ao registo obrigatório? Procede ao envio dos dados trimestrais (folha de compras) à APA?

Emissões gasosas

Possui caldeiras ou cabines de pintura? As suas chaminés cumprem os requisitos de construção definidos por lei? Está isento de apresentar os resultados da monitorização? Realiza as campanhas de monitorização estipuladas na legislação?

 

Como estas existem uma série de outras perguntas que poderão ser colocadas no âmbito de uma inspeção. Se a resposta a alguma destas perguntas é “Não sei….”, vale a pena aprofundar este tema, de forma a evitar surpresas.

Embora a aplicabilidade de determinados requisitos legais dependa de especificidades de cada uma das instalações / atividades desenvolvidas, existe um perfil relativamente bem tipificado das empresas / oficinas, pelo que a Gestão da Conformidade Legal pode ser uma excelente ajuda.