Como devem ser geridos os pneus usados e o que lhes acontece no seu fim de vida?

Se no passado a manutenção de pneus era uma actividade reservada a oficinas dedicadas, hoje os serviços de pneus fazem parte do leque de serviços das oficinas, quer de serviços rápidos, quer de mecânica ou colisão.

Desta forma, a gestão dos pneus usados generalizou-se e a maioria das oficinas deve cumprir também um conjunto de requisitos legais.

Caso a oficina importe pneus novos, fica enquadrada como “produtor de pneus usados” e deverá aderir a uma entidade gestora (Valorpneu) para nela delegar a responsabilidade pela recolha, transporte e destino final adequado dos pneus usado.

Se a oficina apenas prestar serviços de pneus, comprando-os no mercado nacional, deve criar condições para os acondicionar em segurança e garantir o seu encaminhamento para destino final licenciado. Pode entrega-los sem custos num ponto de recolha da Valorpneu (ver pontos de recolha em www.valorpneu.pt) ou contratar este serviço de recolha e encaminhamento a um transportador licenciado para o efeito.

A entrega num dos pontos de recolha da rede Valorpneu é a garantia de que os pneus podem ter uma “2ª vida”, quer seja através da sua reutilização, da recauchutagem, da reciclagem ou da valorização energética. Este sistema integrado, criado há mais de 15 anos e financiado por todos os importadores ou fabricante de pneus, funciona bem e tem contribuído de forma muito significativa para a salvaguarda do nosso património natural. Graças à evolução ocorrida nos últimos anos, hoje não se vêem no nosso país pneus usados abandonados em locais de lazer nem as “queimadas de fumo negro”.

As oficinas têm um importante papel a cumprir, quer adoptando boas práticas (tratando os pneus como mais um dos resíduos a gerir), quer incentivando os seus clientes a adoptarem boas práticas (convencendo-os a que entreguem os pneus usados ou na oficina ou num ponto de recolha).

Os pneus usados devem ser entregues em pontos de recolha para que a sua gestão possa ser feita salvaguardando o ambiente.

Seja protagonista de um melhor futuro.

Saiba mais na próxima dica.

Não arrisque!

Se necessitar de ajuda contacte a Eco-Partner.