E quando já se consegue notar que ocorreram mudanças?

Nessa altura o “ambiente fala por si” …

Se seguiu os nossos conselhos da ultima dica sobre Eco-Marketing:

  1. Resolveu passivos / “lixo” histórico acumulado
  2. Escolheu um parceiro nesta área e implementou um sistema de gestão de resíduos utilizando contentores especto aceitável, adequadamente identificados

… então agora está em condições de sensibilizar / formar os seus colaboradores para que mantenham os espaços limpos e arrumados, separem os resíduos por famílias usando os contentores existentes e evitem a produção desnecessária de resíduos perigosos.
Afixe um cartaz de segregação de resíduos com esquemas e imagens que seja visual e “se cruze” com os colaboradores no seu dia a dia para que este tema vá sendo apreendido e interiorizado.

Dê-lhes feedback sempre que forem detetadas situações de segregação incorreta e incentive-os quando tudo estiver bem.

Os colaboradores são os protagonistas desta mudança e só com a colaboração deles é possível criar e sobretudo manter esta cultura de “oficina verde”.

Depois destes passos implementados pode começar a comunicar de forma mais explicita com os clientes, colocando um pequeno autocolante na fatura, disponibilizando um flyer ou afixando um certificado na zona de atendimento que comunique: “Esta oficina tem um sistema de gestão de resíduos implementado e cumpre a legislação ambiental que lhe é aplicável”.

Nesta altura os clientes vão poder constatar que a informação contida na peça de comunicação corresponde à realidade da oficina.

É muito importante que haja coerência entre estas duas realidades sob pena de que o cliente possa até por em causa a seriedade da oficina. Não devemos dar aos clientes razões para que pensem ou digam: “esta oficina comunica que é amigo do ambiente e mas os resíduos estão amontoados no fundo da oficina”.