Dica Ambiental #16

Ano novo, vida nova na Oficina – Melhorar a limpeza e a organização dos espaços para um melhor Ambiente

E o que é que a limpeza e organização dos espaços da oficina tem a ver com o Ambiente e com a Gestão de Resíduos? Em nossa opinião …. Tudo!

Numa oficina arrumada e organizada é possível implementar e manter boas práticas de gestão de resíduos, promover a separação dos resíduos por famílias, ganhar dinheiro com a reciclagem e poupar evitando contaminação desnecessária de materiais. Além disso, os clientes e parceiros que visitam a oficina rapidamente se apercebem que um espaço limpo e organizado é sinónimo de brio profissional dos vários profissionais que aí trabalham.

Em contrapartida, num espaço desorganizado e sujo é difícil manter o ecoponto organizado, limpo e com um aspeto agradável para quem o utiliza. Em vez de incentivar quem no dia a dia se tem de esforçar para que a separação dos resíduos seja bem feita, dá-lhe motivos para “deixar andar” e a mudança torna-se cada vez mais onerosa e trabalhosa. Para não falar das não conformidades legais e coimas a que estão sujeitos se os requisitos legais não forem cumpridos ….

O inicio de um novo ano é uma excelente ocasião para reorganizar o espaço, reformular o ecoponto (O que é produzido em cada posto de trabalho? Que contentores deverão estar disponíveis? Como devem ser identificados?) e recomeçar a fazer bem. Manter arrumado e limpo cada posto de trabalho torna-se mais fácil. A lei é cumprida e os custos podem ser assim bem controlados … E vai ver que os seus clientes vão valorizar uma oficina limpa, arrumada e amiga do ambiente.

Download PDF

Não arrisque!

Se necessitar de ajuda contacte a Eco-Partner.