Dica Ambiental #10

Quer poupar nos custos fixo ambientais da oficina?

Saiba que existe um potencial de poupança caso implemente algumas medidas simples.

Nos dias de hoje a gestão ambiental de uma oficina obriga a que sejam tidos em conta um considerável conjunto de requisitos ambientais decorrentes da legislação aplicável.

Por muito pequena que seja a oficina, os resíduos têm de ser bem geridos, os óleos devem estar bem acondicionados e ser recolhidos periodicamente por empresas licenciadas, o risco ambiental deve ser avaliado e a garantia deve ser constituída, deve existir separador de hidrocarbonetos quando existe lavagem e a descarga de águas tem de ser controlada, as chaminés devem se construídas obedecendo a regras e as emissões devem ser monitorizadas …. Para não falar das comunicações periódicas de dados às entidades oficiais (mapa de resíduos, gases fluorados, …).
O incumprimento de um simples requisito pode originar coimas pelo que se impõe o cumprimento de todos os requisitos, quando se opta por “fazer bem”.

Para que se possa fazer a transição entre não cumprimento e o cumprimento, é necessário de facto fazer alguns investimentos e assumir custos recorrentes mas a adopção de medidas de redução do risco fazem com que os custos a médio / longo prazo sejam inferiores.

Medidas simples que reduzem o risco ambiental associado à atividade, traduzindo-se em poupanças

Medidas

Potenciais poupanças

Utilize contentores para resíduos bem identificados e dê formação a todos os intervenientes na gestão de resíduos para que a separação seja bem feita

Evita pagar resíduo não contaminado a preço de contaminado. Evita contaminações desnecessárias de resíduos não perigosos.

Utilize um depósito para óleos usados adequado (aéreo com bacia de retenção ou parede dupla ou subterrâneo com parede dupla e sonda de nível)

Evita contaminações de solo e de águas subterrâneas

Utilize bacias de retenção na armazenagem de produtos / consumíveis líquidos

Evita contaminações de solo

Se fizer lavagens, instale um separador de hidrocarbonetos bem dimensionado e licencie a sua descarga

Evita contaminações de solo e de águas subterrâneas

Impermeabilize o solo nas zonas passíveis de sofrer derrames

Evita contaminações de solo

A adopção destas medidas permite reduzir o risco ambiental para muito próximo do risco nulo. Se subscreve um seguro anual de responsabilidade ambiental deixa de ter de o fazer, bastando ter uma análise de risco que comprova a ausência de risco, o que representa uma poupança anual a somar às poupanças já enunciadas.

Vale a pena olhar para a gestão ambiental de forma integrada pois só desta forma consegue cumprir a lei e racionalizar custos.

Download PDF

Não arrisque!

Se necessitar de ajuda contacte a Eco-Partner.