Dica Ambiental #9

Gestão do Ambiente em Oficinas – Missão impossível?

Nos dias de hoje, desenvolver uma cultura ambiental numa organização não significa necessariamente aumentar custos. Pelo contrario, as empresas podem poupar se racionalizarem o consumo de alguns factores de produção e se criarem condições para que os materiais possam voltar a ser usados, quer através da reutilização, quer através da sua reciclagem.

A coerência de procedimentos é importante para que todos os colaboradores, clientes e fornecedores se empenhem numa causa comum que é a sustentabilidade ambiental e económica dos negócios.

Numa oficina automóvel, desde a mais pequena até ao reparador de grande dimensão, podem ser adoptadas medidas importantes no que toca à produção de resíduos, à redução da sua perigosidade e à viabilização da sua reciclagem. Medidas simples podem ter um impacto directo e continuado na redução da factura ambiental anual.

Ajudamo-lo a colocar nos dois pratos da balança, para que compreenda o que pode ganhar ou perder, dependendo das opções que tomar. Caberá a cada responsável decidir …. Vale a pena arriscar?

De um lado podemos colocar o montante das coimas por incumprimento de situações simples como são a do incorrecto acondicionamento de baterias usadas, a não separação de resíduos por tipo ou a existência de chaminés que não cumprem regras ou não são monitorizadas ou a responsabilidade de reparar um dano causado ao ambiente e, do outro, o valor da venda dos resíduos valorizáveis devidamente separados e a poupança decorrente da implementação de boas práticas associadas a uma gestão racional dos recursos e dos resíduos. Se a analise for feita a médio / longo prazo, a implementação de boas práticas compensa e contribui para que o negocio se mantenha firme e saudável.

Por vezes não é possível resolver todas as questões ambientais de uma vez só e recorrer ao faseamento de um conjunto de acções planeadas é uma forma inteligente e responsável de a curto prazo atingir a conformidade e reduzir drasticamente o risco.

A probabilidade de ocorrência de surpresas desagradáveis quando adoptamos um “comportamento de avestruz” é elevada. A boa notícia é que dias de hoje já é possível recorrer a apoio, optando por serviços chave na mão onde a totalidade das obrigações ambientais são geridas de forma efectiva e responsável, a custos reduzidos.

Download PDF

Não arrisque!

Se necessitar de ajuda contacte a Eco-Partner.